Porta-voz da chancelaria chinesa diz que versões difundidas pelos EUA são “maliciosas”. Zhao Lijian, porta-voz da Chancelaria chinesa (Foto: Xinhua)

Porto Velho, RO - Pequim acusou nesta segunda-feira (14) Washington de espalhar "desinformação" sobre o papel da China na guerra da Ucrânia, antes das negociações entre os enviados dos dois países em Roma.

Sem abordar diretamente os relatos da mídia dos EUA sobre um pedido russo de ajuda de Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian disse: "Os EUA estão espalhando desinformação visando a China sobre a questão da Ucrânia, com intenções maliciosas".

Autoridades do governo estadunidense afirmam que a Rússia pediu à China que fornecesse equipamento militar e apoio para a guerra na Ucrânia depois que o presidente Vladimir Putin iniciou a denominada Operação Militar Especial. A informação circulou na mídia estadunidense neste domingo (13).

O conselheiro da Casa Branca Jake Sullivan, que se encontrará nesta segunda-feira em Roma com Yang Yeshi, principal autoridade de política externa da China, não fez nenhuma menção explícita ao suposto apoio militar da China à Rússia, mas outros funcionários americanos falaram sobre o pedido da Rússia sob condição de anonimato devido à sensibilidade dos assuntos diplomáticos e de inteligência.

Fonte: Brasil247