Técnico português assistiu à partida de camarote na Neo Química Arena. Gustavo Silva fez o único gol do jogo, já no segundo tempo

Porto Velho, RO - Com o técnico Vítor Pereira assistindo de camarote, o Corinthians venceu o RB Bragantino por 1 a 0 na manhã deste domingo (27), na Neo Química Arena.

Gustavo Silva comemora único gol na vitória contra o RB Bragantino
MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Gustavo Silva, o Mosquito, saiu do banco de reservas no segundo tempo para garantir o resultado aos 35 minutos, apenas três depois de entrar em campo para o duelo, válido pela nona rodada do Paulistão 2022. No lance, ele aproveitou rebote do goleiro Cleiton, mandou na trave de primeira, mas a bola voltou, e o atacante não desperdiçou a segunda chance.

Além do autor do gol, outro que teve atuação importante para o resultado foi o goleiro Cássio, que salvou o Timão em chances claras do adversário nos dois tempos.

Na tabela

Com o resultado, o Corinthians, que já era o líder do Grupo A, garante a vaga na próxima fase, com 17 pontos conquistados em 8 jogos – o dérbi contra o Palmeiras foi remarcado para 17 de março. Até aqui, são cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

O Bragantino, mesmo com a derrota, continua liderando o Grupo D, com 16 pontos em 9 partidas. São cinco vitórias, um empate e, agora, três derrotas.

Eu trabalho muito. Esperei meu momento, minha oportunidade, e estava na hora de sair esse gol, com a casa cheia. Com certeza, ele [Vítor Pereira] gostou.

GUSTAVO SILVA, AUTOR DO GOL

Técnico Vítor Pereira (o quarto a partir da esquerda) e sua comissão, na Neo Química ArenaHELENA SALGUEIRO/AG. CORINTHIANS

Fim do jejum

Com o resultado, o Corinthians põe ponto-final no jejum contra o time de Bragança Paulista. A última vitória sobre o RB Bragantino havia sido no Paulistão 2020, por 2 a 0, no primeiro encontro entre os times depois que o rival do interior foi comprado pela empresa de bebidas energéticas.

Do jogo de 2020 até o duelo deste domingo, haviam sido disputados cinco jogos, sendo três empates (dois por 0 a 0 e um por 2 a 2) e duas vitórias do RB Bragantino (2 a 0 no Brasileirão 2020 e 2 a 1 no Brasileirão 2021).

Quinteto em campo

Em seu jogo de despedida como comandante do time, o interino Fernando Lázaro manteve a formação que vinha escalando e, mais uma vez, colocou o “quinteto mágico” desde o início. Assim, o tripé de meio-campo teve Du Queiroz mais recuado e Renato Augusto e Paulinho na armação. Na frente, Giuliano começou pela direita; Willian, aberto na ponta esquerda; e Róger Guedes, centralizado.

Susto e equilíbrio

O Corinthians começou melhor, mas foi o visitante que quase abriu o placar. Aos 5', Cássio evitou o gol do Bragantino. Luan Cândido chutou de longe, a bola desviou em Ytalo, mudou de direção e quase encobriu o goleiro, que voltou a tempo para defender no contrapé.

Com seu quinteto, o Timão pressionou a saída de bola do Massa Bruta e, em roubadas de bola no seu campo de ataque, conseguiu criar ao menos três chances no primeiro tempo. Róger Guedes, Giuliano e Renato Augusto finalizaram sem sucesso.

Melhor da competição, com 16 gols, o ataque do Bragantino não teve muitas oportunidades, mas, quando chegou, deu trabalho a Cássio. Destaque no primeiro tempo, o goleiro salvou novamente aos 43'. Luan Cândido pegou de primeira, e a bola ia encobrindo o camisa 12, que espalmou para fora, garantindo o 0 a 0 na etapa inicial.


Róger Guedes, do Corinthians, tenta lance em cima da defesa do RB BragantinoMARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Grandes defesas e gol salvador

O segundo tempo começou com Gil quase marcando o primeiro. Aos 2', Willian cobrou escanteio, o zagueiro subiu mais que a zaga do RB, mas o goleiro Cleiton fez a defesa em dois tempos.

Em seu centésimo jogo com a camisa do Bragantino, Cleiton salvou o time outra vez aos 11'. Da linha de fundo, Fagner cruzou rasteiro na área, Giuliano chegou batendo, e o goleiro fez outra boa defesa.

Depois de ser dominado nos primeiros 15', o Massa Bruta voltou a equilibrar as ações e deixou o Timão sem saída de jogo. Du Queiroz sofria com Hyoran no meio-campo.

Aos 32', mais uma grande defesa de Cleiton. Róger Guedes tabelou com Willian pela esquerda, dominou e bateu no canto direito do goleiro, que defendeu praticamente em cima da linha.

Aos 35', não teve jeito. Gustavo Silva, que havia entrado em campo três minutos antes, no lugar de Giuliano, levantou a torcida corintiana ao balançar as redes. Cleiton defendeu chute de Willian, Gustavo emendou de primeira no rebote, acertou a trave, mas a bola voltou para ele, que não desperdiçou a segunda oportunidade: 1 a 0 para o Corinthians.

O RB Bragantino foi para cima, e foi a vez de Cássio aparecer. Aos 44', Luan Cândido arriscou da intermediária e acertou a trave esquerda do goleiro corintiano. Na sequência, Miguel recebeu cruzamento, dominou na área e chutou, mas Cássio estava lá para fechar o ângulo e salvar o Alvinegro.

Próximos jogos

O Timão já começa a pensar em seu segundo clássico do Estadual. A próxima rodada trará como adversário o São Paulo, em jogo que será realizado no sábado (5), às 16h, no Morumbi. A partida deve marcar a estreia do técnico Vítor Pereira, português contratado para a vaga de Sylvinho, que deixou o Alvinegro justamente após perder o primeiro clássico do Corinthians neste Estadual – derrota por 2 a 1 em casa, de virada, para o Santos.

No dia seguinte, domingo (6), o RB Bragantino recebe o Botafogo de Ribeirão Preto, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O confronto, que está marcado para as 20h30, fecha a décima e penúltima rodada da primeira fase do Paulistão.


Fonte: R7