Ataque ocorreu na Floresta Nacional do Jamari; criminosos armados tentaram impedir fiscalização com armadilhas e disparos

Porto Velho, RO - Durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais militares do 5º Batalhão foram surpreendidos por uma emboscada a tiros. A ação criminosa ocorreu entre os dias 15 e 25 de junho e envolveu uma intensa troca de tiros com infratores armados na área de extração ilegal.

De acordo com informações das autoridades, os criminosos também sabotaram a estrada com tábuas cheias de pregos, danificando os pneus das viaturas. A emboscada teria sido uma retaliação direta à destruição de equipamentos utilizados em atividades ilícitas, como desmatamento e mineração clandestina.

Durante a operação, denominada “Dominância”, foi apreendida uma espingarda calibre 12 com cinco munições. As ações de fiscalização seguem em andamento e devem continuar ao longo do ano, com o objetivo de conter crimes ambientais e invasões em áreas de preservação.

A Floresta Nacional do Jamari, uma unidade de conservação federal, tem sido alvo recorrente de crimes ambientais, incluindo o garimpo ilegal e o desmatamento. As forças de segurança reforçam que não vão recuar diante das ameaças e que novas fases da operação já estão sendo planejadas.