Segundo o Instituto Sou da Paz, a metade dos feminicídios ocorridos entre 2012 e 2020 envolveram armas de fogo

Porto Velho, RO - A operação intitulada Espectro realizada pela Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher - DEAM, foi deflagrada durante o mês de junho em combate aos crimes de violência doméstica em Porto Velho. A ação policial resultou na prisão de três homens e apreensão de três armas de fogo. Segundo as investigações, os suspeitos ameaçavam suas companheiras com as armas, gerando pânico as vítimas.

Segundo o Instituto Sou da Paz, a metade dos feminicídios ocorridos entre 2012 e 2020 envolveram armas de fogo. Nesse sentido, é de extrema importância a formalização das denúncias à Polícia Civil quando o agressor seja possuidor de arma de fogo ou a ela tenha fácil acesso. Os Inquéritos de Violência Doméstica correm sob segredo de justiça, sendo o sigilo decretado para preservação das vítimas e seus familiares.

A denominação da Operação ESPECTRO (registro fotográfico/fantasma) faz referência a compreensão distorcida do conceito de relacionamento amoroso onde muitos homens exercem uma relação posse e domínio da mulher, praticando atos de controle que atualmente configuram o DELITO DE DANO EMOCIONAL.

DADOS

De acordo com o site o observatório estadual de Segurança Pública da SESDEC, de janeiro a junho de 2023 cerca de 1389 ocorrências de violência doméstica foram registradas, sendo elas, ameaça, lesão corporal, injúria e calúnia. Os dados ainda apontam que entre as cidades com maior está Porto Velho (664), Ariquemes (110) e Ji-Paraná (95).

Apesar dos números altos, nos últimos meses o índice de violência tem diminuído gradativamente dentro do Estado. Segundo a Polícia Civil, a Delegacia da Mulher executou o Projeto Ampliação, durante o qual realizados mutirões destinados ao aumento de atendimento às vítimas, dos quais resultaram no atendimento de 374 vítimas de violência doméstica, na instauração de 124 Inquéritos Policiais, 135 Medidas Protetivas.

DISQUE DENÚNCIA

De acordo com a Polícia Civil, todo e qualquer ato de abuso moral, físico, psicológico, financeiro e sexual devem ser denunciados pela vítima e ou testemunhas para a devida adoção das medidas estatais necessárias para inserção das vítimas na Rede de Proteção à Violência Doméstica e consequente instrução criminal para responsabilização dos agressores.

O orgão de segurança possui unidades que atuam alinhadas ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio e informa que as denúncias devem ser realizadas no Estado de Rondônia através do disque 197 da Polícia Civil (inclusive de forma anônima), através do site http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br, em qualquer unidade das UNISPs e nas DEAMs.