O mexicano Fausto Martínez responde aos pronomes "ele ou ela", mas passou a ter 'NB' (não-binário) na secção 'sexo' em sua certidão de nascimento

Porto Velho, RO - Pela primeira vez em sua história, o México entregou uma certidão de nascimento retificada a uma pessoa de gênero não-binário. O registro civil aconteceu no Estado de Guanajuato, no centro do país.

O mexicano Fausto Martínez responde aos pronomes "ele ou ela", mas passou a ter 'NB' (não-binário) na secção 'sexo' em sua certidão de nascimento. O processo começou em setembro de 2021, e só na quinta-feira (17) que Fausto recebeu sua certidão.

"É uma conquista coletiva de pessoas não-binárias no México, que nossa existência seja legalmente reconhecida com tudo o que isso implica, tornando-nos uma pessoa jurídica com direitos e obrigações", declarou Fausto Martínez. O relato dele foi publicado pela agência de notícias EFE.

No México, aproximadamente metade dos 32 estados têm lei de identidade de gênero que permite a pessoas transexuais retificarem seu gênero e documento oficiais.